terça-feira, 1 de maio de 2012

Maio, mês de Maria.

 Estamos no mês  Mariano. Tradicionalmente a Igreja dedica maio como mês de Maria. A cada semana colocaremos um texto diferente para refletirmos um pouco mais sobre Maria na vida da Igreja. Começamos falando sobre o dogma de Maria, Mãe de Deus. O texto é de Afonso Murad professor de Mariologia em algumas faculdades e Institutos. 

O que significa teologicamente este dogma
Quando proclamamos “Maria, mãe de Deus”, estamos dizendo, conforme o dogma, que ela é a mãe do Filho de Deus encarnado. Maria não se tornou uma deusa, nem entrou na Trindade. Mas, como Deus-Comunidade se comunica conosco através de Jesus e do seu Espírito, a maternidade de Maria diz respeito a cada pessoa divina na Trindade.
Em relação a Deus-Pai, Maria é uma filha predileta. Ela foi agraciada com ternura pelo Criador, que a moldou com especial carinho. Ao mesmo tempo, Maria concretiza, de forma humana, a eterna geração que o Pai realiza com o Filho, no seio da Trindade. Como toda mãe ou pai, ela é figura do amor criador de Deus-Pai.

Em relação a Deus-Filho, Maria é mãe, educadora e discípula. O seu relacionamento com Jesus supera os laços de família. Maria é mãe, mas sua missão vai mais além. Esteve junto de Jesus durante sua vida terrena e, agora, glorificada, continua junto do Filho ressuscitado, na comunhão dos Santos. Quando se diz, em alguns cantos, que Maria é “mãe do criador”, não se fala aí de Deus-Pai, mas do Filho de Deus, que participa também da criação (Jo 1,2s). Maria é mãe de Deus-Filho, feito homem em Jesus Cristo. Não é mãe nem de Deus-Pai, nem do Espírito Santo.

Maria é uma pessoa plena do Espírito do Senhor. Como perfeita discípula de Jesus, acolheu o Espírito Santo e fez-se transparente a ele. Tornou-se um templo vivo de Deus e se transformou, por Graça, na mãe do Messias. A docilidade ao Espírito Santo explica a maternidade biológica de Maria e o seu coração tão aberto a Deus. Alguns místicos chamam Maria de “esposa do Espírito”. Esse título deve ser entendido em sentido metafórico, para expressar a intimidade mística de Maria com o Espírito.
Igreja é mãe como Maria
Quando nascemos, somos acolhidos na comunidade cristã, que nos recebe como mãe. A Igreja-mãe gera novos filhos pela fé, pelo batismo e pelo testemunho de lutar pelo Bem. A comunidade nos nutre por meio da oração, da eucaristia e da vida fraterna. Nos pequenos grupos, sentimos o colo e o aconchego de mãe. Somos ajudados, ouvidos, valorizados e educados. No seio da comunidade temos oportunidade de crescer como seres humanos e filhos de Deus.
A “opção preferencial pelos pobres” é uma das formas mais claras de a Igreja mostrar que é mãe. Ela se volta para os filhos mais necessitados, que estão privados de direitos elementares e realiza um serviço eficaz para superar as causas da pobreza.
  
Meu agradecimento,

Eu que tenho tantas graças concedidas pela intercessão de Nossa Senhora, só tenho agradecer pelo seu amor por mim, pela minha familia...por todos os meus projetos alcançados, por problemas de saude que me concedestes a graça da cura, coisas que pareciam  impossiveis, que coloquei aos seus pés, e fostes sempre tão providente intercedendo ao seu Filho Jesus por mim, muito obrigada maezinha, muito obrigada sei que meu agradecimento é pouco em meio a tantas graças, mas mesmo assim quero te agradecer todos os dias... Muito obrigada!!!!
 
  Consagração a Nossa Senhora:
 
Ó minha Senhora, ó minha Mãe, eu me ofereço todo a Vós, e em prova de minha devoção para convosco, eu vos consagro neste dia meus olhos, meus ouvidos, minha boca, meu coração e inteiramente todo o meu ser. E como assim sou vosso, ó incomparável Mãe, guardai-me e, defendei-me como coisa e propriedade vossa. Amém.
 

6 comentários:

CaMila disse...

Lindo

Bjsssssssssss

Rosana Remor disse...

NOSSA!!É UMA HONRA SABER QUE INSPIREI ALGUÉM PARA CRIAR UM BLOG!!MENINA, QUE MARAVILHA!!AMO BLOGAR E , QUANDO COMECEI O MEU ME INSPIREI NO BLOG JEITO DE CASA, DA QUERIDA ANA MARIA!TENHO UMA ADMIRAÇÃO MUITO GRANDE POR ELA!ESPERO QUE VOCÊ TENHA SUCESSO NO SEU BLOG E QUE, COMO EU, COLHA MUITOS FRUTOS!!SEU BLOG É LINDO, TEM UM ESTILO BEM PRÓPRIO, ME ENCANTOU!!BJS!!

luci disse...

Que lindo post adorei beijos

Cibele Leite disse...

Mês de maio é um mês cheio de charme, minha filha nasce esse mês não vejo a hora de ter minha bailarina em meus braços.

Beijokas

Anna Paula Secco disse...

Lindo sou muito devota.

Beijinhos

Helena Duarte disse...

Olá, adorei seu blog e saber que mora aqui no ceará.
Já estou seguindo.
Xeros e um fim de semana de muita paz e saúde.
Helena Duarte